20/11/2011

Domingo Dia de Receita... Passo a Passo

Nesse corre corre de final de ano quero passar essa dica bem simples para você... Congelar os cookies no formato desejado antes de assar!  Faço assim e dá certo para mim...
imagem via King Artur
Controlo minha agenda com bastante rigor e atenção. Faço questão de pegar os pedidos com no mínimo 20 dias de antecedência e se vejo que não vai dar para fazer não pego!! Para o resultado final ficar caprichado não dá para fazer correndo e quem não quiser um produto artesanal, feito com carinho e super caprichado vai ao supermercado e compra uma coisa pronta né? O cliente que quer comprar um produto artesanal valoriza o trabalho manual e está pagando para ter um produto final diferenciado!! Isto dito, vou mostrar a você como é a minha programação...  


Passo a Passo do Meu Trabalho 

Quando recebo um pedido já analiso e vejo as necessidades de embalagem, cortes, cores, faço as anotações e providencio o que não tenho em estoque ANTES de começar a produzir.  Me organizo assim:

1º Dia

Preparo das massas:
  • Meço os ingredientes secos por receita e separo em vários saquinhos individuais
  • Preparo a receita, de acordo com as instruções, tantas quantas forem necessárias
  • Ao terminar todas as massas já abro cada massa na espessura desejada
  • E vou colocando intercaladas em assadeira forrada com papel manteiga 
  • Levo à geladeira para firmar
  • Em seguida já corto todos os formatos da semana, e identifico cada pedido
  • Vou colocando cada cookie, lado a lado, em outra assadeira forrada com papel manteiga e repetindo o processo até terminar de cortar todos cookies 
  • Vedo bem a  assadeira com filme plástico e levo ao congelador
  • Limpo todo o material, lavo e seco os cortadores e depois coloco-os em forno quente desligado para secarem bem e não enferrujarem. Etapa concluida!!

2º Dia
  • Asso todos os cookies, de acordo com os pedidos e formatos
  • Organizo cada pedido em separado (não misturo os cortes!!)
  • Preparo o glacê nas cores. Não reaproveito glacê! Faço novo para cada pedido! 

3º Dia
  • Decoro os cookies, tipo linha de produção
  • Cada tema de uma vez
  • Os cookies ficam secando por 24 horas

4º Dia 
  • Embalo os cookies para entregas 

5ºdia
  • Dia de entregas nos correios ou aos portadores
  • Faço as compras dos materiais para os novos pedidos da semana seguinte
  • Preparo embalagens especiais dos próximos pedidos

Ufa! É uma correria mas adoro fazer isso! Recebi esta semana o meu livro Ultimate Cookies. Estou louca para fazer o Snow Globe e depois mostro para você como ficou!! Obrigada pela visita e até amanhã! XOXO!





6 comentários:

  1. amei a dica, parabéns! uma dúvida, onde você deixa seus cookies secando para não amolecerem?

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Depois que os cookies são decorados com o glacê real eles absorvem um pouco da umidade. Geralmente os meus cookies ficam secando por 24 horas. Deixo-os nas próprias assadeiras, e empilho-as "uma prá cá, uma prá lá" e não mexo mais. Depois de secos são embalados nos saquinhos celofanes individuais!

      Excluir
  2. Oi, Margaret! Amei a dica de congelar as massas cortadas! Só uma dúvida: elas saem do congelador direto pro forno ou precisa descongelar antes?
    Obrigada por manter seu blog!! É sempre muito útil pra mim que estou começando a trabalhar com os cookies. Ainda vou fazer um curso com vc! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Rafaela, sim, as massas podem ir congeladas ao forno!

    ResponderExcluir

Festas Juninas

Copyright © Cookieria BY Margaret

Todos os Direitos Reservados