Recebeu um convite?

Recebo convites o tempo todo... convite já diz... a gente é convidado... Supostamente o gasto é todo de quem convida e é, ou deveria ser, de graça para o convidado mas, não é bem assim... O convidado também gasta... Seja o convite para uma festa, um casamento ou um evento açucarado... Quer ver?? Mas antes veja os biscoitos que acabei de assar para minha aula particular de amanhã... Depois te mostro  o set decorado...
Voltando ao assunto do post de hoje... 

Em uma festa, se for aniversário, presenteamos o aniversariante, investimos em nosso visual, quando não no de nossa família... Se for uma reunião, compramos flores, vinho ou um presente para quem nos convidou... Em um casamento é a mesma coisa... Também investimos para participar daquele momento especial e não fazer feio -- gastamos em presente, roupas, maquiagem, cabeleleiro, sapatos novos... É ou não é? Às vezes viajamos para ir a esses eventos... E como convidados, participamos para tornar os eventos mais elegantes, mais alegres e mais festivos... Enfim contribuímos para com a celebração...

No mundo açucarado acontece o mesmo... Vem o convite para o evento mas também temos que investir... sim, há o investimento em nós mesmos... Quer ver? Talvez tenhamos que investir em um dolmã novo para não fazer feio em meio a tantos confeiteiros com dolmãs perfeitos... Talvez tenhamos que dar aquele trato no cabelo, afinal, visual é tudo... Tem gente que se produz com maquiagem, pele perfeita, etc... Isso só para mencionar algumas coisinhas pelo nosso lado pessoal porque tem também o outro lado, o profissional, do trabalho propriamente dito -- o que  vamos executar em troca do convite... Algumas vezes, os que nos convidam mencionam uma "ajuda de custo" mas, verdade seja dita, tal ajuda quase nunca cobre nossos gastos... Como é o nosso nome que está em jogo é necessário caprichar no trabalho que vamos apresentar no evento... Então, acabamos comprando algo novo de material para o projeto, porque claro o projeto tem que ser único, especial e você sabe como materiais de confeitaria são caros... Tem também a locomoção dos  dias do evento, os dias de trabalho no evento,  os dias de trabalho no preparo do evento, lanches, o assistente, a divulgação ou seja,  folhetos, cartões, receitas, amostras de produtos... Gastos que só vão aumentando... gastamos, temos gastos... Afinal, nossos seguidores e demais visitantes do evento precisam saber que estaremos lá... E quem for até lá te ver quer levar algo seu, nem que seja um cartãozinho... Ou seja, há uma série de providências que precisam ser tomadas... não é só pegar a bolsa e se apresentar... temos que arcar com os custos da nossa apresentação...

Em ano de economia fraca e não só em ano de economia fraca mas, especialmente em ano de economia fraca, é preciso fazer escolhas porque um convite não é uma obrigação... Como tudo mais nessa vida, os convites também devem ser analisados friamente... e aí começamos a nos perguntar .... Será que? Será que? Será que?

Quer entender alguns desses "será que?" que passam pela minha  mente e análise? Vamos lá... 

Será que o horário que me foi oferecido é bom para o público visitante? É bom para mim? O dia da semana é bom? A época do evento é boa? Que retorno tive de evento do mesmo tipo no passado? É o meu público que frequenta esse evento? Esse evento tem a ver comigo, com minha imagem, com minha marca? Pessoas que me trazem retorno financeiro vão a esse evento? Futuros alunos, por exemplo... Ou um editor de livros... Ou um festeiro? Ou um decorador? Quem assiste? De onde vem essas pessoas? Elas participam das minhas mídias? Interagem comigo? Qual será meu gasto para participar? Qual será meu retorno de marketing, se é que terei? Vão me promover ou serei só eu que promoverei a tudo e a todos em minhas mídias?  Mídia de graça todo mundo gosta, né? Mas promover um concorrente ninguém promove, então....

São tantas as variáveis que passam por minha cabeça que só depois de um dia ou dois de análise é que respondo se irei aceitar o convite e participar... Aprendi a não responder as coisas na hora... só depois de algum tempo...

E esse ano recusei o convite da FIPAN 2019...  Sim... Da FIPAN... Já fui duas vezes, apresentei trabalhos super legais mas que me consumiram bastante tempo de preparo... Você se lembra deles? Esses aqui e aqui... Só que quando recebi o convite para 2019, já estava comprometida com a Mara Cakes Fair, como te contei aqui,  e conclui que um evento só desse porte é suficiente para  mim esse ano... O público que vai a FIPAN é ótimo mas, a feira da Mara Cakes será um marco inovador nesse mercado de feiras de confeitaria...  A organização, o patrocínio, o que será apresentando... Optei pela novidade e só pela novidade... É uma feira voltada exclusivamente ao  mundo doce... E o convite que chegou a mim foi muito especial... Na verdade está sendo mais um desafio para mim... E estou aguardando o mês de outubro com ansiedade... Assim que apesar de ter sido convidada pela "FIPAN" não me senti na obrigação de aceitar. Fazer escolhas não é fácil mas quando a gente faz as escolhas em bases firmes, a gente sente que fez a coisa certa... e estou feliz com minha escolha...

Ainda sobre esse mundo da confeitaria, queria te falar de um confeiteiro que venho seguindo não só pelas doçuras que ele faz mas também pela visão de negócio dele, e que talvez você também já conheça, Julio Ketteley  do Mandioca e Caviar...  Quando vi esse post aqui dele, sobre trabalhar de graça, das pessoas que esperam ter tudo de graça, e que o de graça não paga nossos boletos,  me identifiquei mais ainda com ele... Achei certeira a análise desse post que recomendo... bate com meu pensamento... Se estiver com tempo, dá uma passadinha aí nos links que indiquei porque não vou reproduzir aqui o conteúdo dele... Dá uma olhadinha nos comentários do post também... Vale a  leitura, e a reflexão sobre o post e sobre os comentários, para a condução de um negócio bem sucedido.

Apesar de compartilhar muitas coisas com você, sempre fui de me expor pouco, comentar pouco, clicar pouco... Mas leio muito... Aqui no blog divido conhecimento e conteúdo, para quem se dispõe a procurar por ele... Não sou financiada por ninguém, nem sou blogueira influencer, que recebe dos outros para postar... Caminho com minhas próprias pernas e ideias... Mas digo uma coisa... O mundo da confeitaria e das mídias sociais é um mundo árduo... talvez o mais árduo em que já estive, então posicionamento é importante e fazer escolhas uma questão de sobrevivência...

Espero não ter entediado você com esse longo post.

Beijocas




Postar um comentário

Cookieria By Margaret