Cookão com Nutella...

Yep!! Esse é o nome carinhoso que o meu Choco Chip Gigante recebeu dos clientes... Acho que minha pessoa só é associada a cookies... rsrsrs.... então o Choco Chip Gigante virou Cookão... rsrsrs... Foi super engraçado porque os clientes gostaram tanto do Cookão que me mandaram vídeos e fotos do momento "cookão"  deles... kkkk...  Nunca vi gostarem tanto de uma guloseima... Essa pic é uma das que recebi das clientes, me mostrando o tamanho das fatias -- bem generosas e servidas com sorvete!!!
Mas queria te dizer que em 2018, para minha surpresa, vendi não só muitos cookões mas muitos bolos  ... 
Como não tenho embalagem própria, me adaptei com essa super embalagem que encontrei na loja de confeitaria, e que usei tanto para os bolos como para os cookões. Aliás amei essa embalagem, super resistente e ainda por cima minha etiqueta encaixou legal no centro.
E vou te contar, vender bolos e cookões é tão mais simples, mas tão mais simples que fazer biscoitos que confesso me empolguei um pouco e estou pensando em oferecê-los também na Páscoa, agora em 2019... A venda de bolos e cookões aconteceu  para mim de maneira bem espontânea, no boca a boca... e foi o que podia me acontecer de melhor... Aos poucos consegui ir me sentindo confortável para vender outro produto que não o que estou habituada... E deixei de passar aquele stress inicial  de será que ficou bom, será que chegou inteiro, será que os convidados gostaram etc... etc... etc...
É claro que, como com cookies, com cookões e bolos também é necessário um planejamento de custos criterioso e adequado... Quem não fizer isso, não ganha... Então vendo beeeeeem mais caro que o bolo de R$10,00 das lojas de bolo, tão em moda atualmente... Só a embalagem e o porta bolos dourado custam bem mais que um bolo desses, sem contar os ingredientes que são de primeiríssima...

Ah! E aproveitando que comentei sobre preços, vou reproduzir para você um comentário que recebi... bem assim, como nesse diálogo


  • Boa tarde! Qual o valor do biscoito?
  • Esse modelo de biscoito é R$35,00 a unidade.
  • Valor absurdamente caro, completamente fora do preço de mercado, obrigada!
  • Oiiiii Cada qual tem seus custos e seu valor. Meu valor é esse mas fique à vontade para consumir biscoitos de outra pessoa. Abraços
  • Bom Dia... Super entendo, só achei interessante comentar. Obrigada pelo retorno.
  • De nada.

Ou seja, ela quer colocar preço no meu produto e, não vê valor no meu produto, porque está buscando somente preço... É raro alguém deixar um comentário desses mas acontece... As clientes vêem os preços de R$4,00 a R$8,00 a unidade do biscoito e querem pagar esse preço no meu biscoito também. Não vendo. Vendo somente pelo preço que preciso para cobrir meus custos operacionais e ter lucro. E o meu cliente, que já sei reconhecer, paga sem pechinchar.

Tem também a aluna que depois do curso não consegue cobrar o preço justo, e naturalmente fica chateada, e me escreve ... tipo assim

  • Margaret, fiz o curso com você em 2015 e aprendi muito, mas gostaria de deixar claro que não se ganha dinheiro vendendo biscoitos, mas sim ministrando aulas. O trabalho que se tem desde a preparação até o produto final não compensa financeiramente. As pessoas acham lindo, mas não valorizam (muitas por ignorarem) todo o trabalho artesanal que se tem até chegar ao produto final. Mas aqueles que admiram e tem interesse em biscoitos fazem o curso para obter uma renda extra ou simplesmente para aprender mais um ofício.


Só que minha aluna se engana quando diz "não se ganha dinheiro vendendo biscoitos, mas sim ministrando aulas" -- eu ganho com os dois porque faço compensar financeiramente para mim. Se não compensar, porque fazer??? Há uma verdadeira inundação de aulas no mercado, tanto presenciais quanto online. Em expressão popular, biscoito virou "carne de vaca" e as escolhas são feitas mais ou menos da mesma forma -- só preço ou preço e valor... Dá para pagar R$150, e até menos, por uma aula que é como pagar R$4,00 por um biscoito...  Você já pensou sobre o seu valor? Já sabe qual é o seu valor?

O dinheiro é um forte motivador e se a gente não estiver cobrando o suficiente, a gente se sente usada pelas pessoas e, fica totalmente desmotivada. Não deixe isso acontecer com você. 


Sei que tem várias pessoas que "amam demais" fazer biscoitos e fazem até de graça, ou quase. Eu posso te dizer que não sou uma delas. Tenho um negócio de biscoitos e esse negócio dá muito trabalho, ou melhor, T-R-A-B-A-L-H-O, e consome muito mais horas do que eu gostaria. Como sei do meu valor e o quanto vale meu tempo, cobro de acordo e, não me intimido com essas pessoas que gostam de desvalorizar o que faço colocando preço no meu produto, seja ele uma aula ou um biscoito.

Sabe, sempre reflito sobre meus preços. Toda hora é hora de fazer uma reflexão e ver se o preço que a gente cobra é o suficiente para ter lucro ou se é melhor vender brigadeiros. Sério mesmo!!! Ou talvez passar a vender bolos ou fudges, que são a bola da vez, e são simples de se fazer... Fudges são mais velhos do que andar para frente nos E.U.A. mas só agora o brasileiro está descobrindo essa delícia.

Se você tem dúvidas sobre como precificar o seu produto artesanal, vale assistir esse Webseminário do Elo7, que foi ao ar ontem, dia 06 de fevereiro... Quentinho ainda esse vídeo... saído do forno! Vi ótimas dicas de como calcular a  hora trabalhada e amei ouvir que "quem copia preço para fazer o seu preço pode estar copiando o errado" porque no final das contas, tudo se resume a vender pelo preço certo para a gente e não pelo preço dos outros.

Faz tempo que não comento sobre preços aqui no blog porque para falar a verdade essa é a maior dificuldade dos negócios e é difícil convencer que o melhor preço de venda não é o preço de venda da concorrência menos alguns centavos. Mas,  tenho certeza que se estou chegando ao aniversário de 8 anos da Cookieria é porque desde que comecei, em 2011, precifico corretamente, independente do que os outros pensem...

Espero que você também precifique o seu produto corretamente! Se é novo(a) por aqui e quiser ler posts anteriores sobre o mesmo assunto, clique aqui!

Obrigada por sua visita!

Até amanhã.

Beijocas



Postar um comentário

Cookieria By Margaret