Portal UOL Economia 2016

A Cookieria saiu no Portal UOL - Economia - Empreendorismo... Fiquei muito feliz em ter sido entrevistada por Larissa Coldibeli para essa reportagem sobre o mercado artesanal de confeitaria ... Sabe, responder perguntas é sempre difícil mas quando a gente faz com seriedade, sinceridade e com amor fica mais fácil... A Larissa escolheu várias imagens para ilustrar a reportagem, entre elas essa das Fridas baby que ainda não apareceram por aqui no blog...
Imagem via Portal UOL
Veja um pouquinho da reportagem que tem por lá... 

"Cookies decorados custam até R$ 25 a unidade

Outra profissional autodidata é a historiadora Margaret Vivian Cotrim, da Cookieria, que faz cookies decorados para eventos. Ela atende pequenos pedidos, geralmente, para enfeite de mesas. Sua média de produção é de cerca de 50 biscoitos por semana. Ao contrário de Bruno, ela não pensa em expandir seu negócio, que depende totalmente dela.
"Meu biscoito é muito demorado para fazer. Às vezes, levo até dez minutos decorando apenas um. É um produto totalmente caseiro. Nunca pensei em treinar alguém para ampliar porque não quero perder o toque de individualidade. É a decoração que distingue o meu trabalho", afirma.
Seus biscoitos custam de R$ 20 a R$ 35 a unidade, que podem ter de oito a 16 centímetros. A ideia de trabalhar com cookies vem de sua ascendência americana, pois o doce é muito comum nos EUA."
Mas gostei mesmo foi de ler o que o Luis Augusto de Alcantara Machado disse sobre precificar produtos comestíveis artesanais... assunto que volta e meia retomo aqui no blog... Leia abaixo, com atenção... e também faço minhas as palavras dele quando diz que "não dá para terceirizar uma arte... o toque final tem que ser do artista"...  e que "ser artesanal limita o crescimento" por isso precificar bem é tão importante...
"Ser artesanal limita o crescimento
Segundo Luis Augusto de Alcantara Machado, organizador da Cake Design Expo, para empreender na área, são necessários criatividade, técnica e conhecimentos sobre gestão. Ele diz que muitos empreendedores não sabem precificar seus produtos, baixam muito o preço para ganhar mercado, mas acabam tendo prejuízo.
"É necessário ter todos os custos na ponta do lápis para poder fazer o preço. Ele é só um dos fatores que vão atrair os clientes: sabor, apresentação e atendimento também são importantes", afirma.
Ele diz que a característica artesanal acaba limitando o crescimento desses negócios. "É possível desenvolver e padronizar técnicas, mas não dá para terceirizar uma arte. O toque final tem que ser do artista. Além disso, o produto é muito perecível, não dá para manter estoque."
Se der, visite o portal e leia a reportagem toda clicando aqui! Achei muito boa e esclarecedora.
Ah! Tenho vários posts sobre preços no blog... Se quiser se inteirar do conteúdo desses posts, você pode começar por esse aqui! Nele irá encontrar vários outros links que te direcionarão para postagens mais recentes sobre o mesmo assunto!

E lembre-se sempre -- um biscoito decorado não é um brigadeiro!!! E nem deve ser vendido "por cento". Valorize-se e valorize seu trabalho! Afinal, o Ednei, Le Chef Gatô, na reportagem diz que pode fabricar até 7.000 brigadeiros por hora e que o preço unitário de venda para cada brigadeiro é de R$4,50!!! Percebe como quem vende biscoito decorado por R$4,50 a unidade está igualando seu biscoito a um brigadeiro???

Falei bastante sobre isso lá na Expo Chocolate... e poderia seguir falando...

Amanhã mais novidades para você!

Obrigada por sua visita e volte sempre que a casa é sua!

Beijocas

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