Good or Bad? Bom ou Ruim?



Volta e meia leio alguns artigos americanos que caem como uma luva com o meu pensamento... Minha metade americana entra em ação... Não vou ficar comentando aqui sobre os autores porque não vem ao caso... mas vou compartilhar algumas coisas com você...

Dia desses li um desses artigos, bastante interessante,  sobre concorrência e preços... Sim... de novo esse assunto... Fiquei feliz em me identificar com o conteúdo do artigo...Vou explicar...

O artigo tratava sobre concorrência e preços... e dizia que não devemos nos preocupar com o preço de nossa concorrência. E aí começaram minhas reflexões, sobre as quais vou discorrer hoje. 

Nunca me preocupei em saber o preço da minha concorrência, seja para as aulas, seja para venda de cookies... É verdade... Nunca pesquisei ou fui atrás dessa informação... Nos dias atuais, sei muito sobre o mercado de cookies brasileiro através das minhas alunas que, em dias de aula passam por volta de 7 horas comigo e, naturalmente, comentam sobre suas experiências anteriores de vendas e também sobre os cursos pelos quais já passaram... 

Dizia o artigo que é muito comum que na hora de precificar seu produto,  o caminho que as pessoas seguem é ver quanto sua concorrência cobra e então colocar o seu preço abaixo do preço da sua concorrência, imaginando que assim irão abocanhar os clientes da concorrência mas que, na verdade, quando agem assim, criam um problema de stress para si mesmas, ao trabalharem com valores inferiores aos que necessitam para tocar seu negócio, e suas vidas, com conforto e criatividade...

Comecei então a refletir porque não havia pesquisado sobre minha concorrência e porque nunca me preocupei com isso... e me perguntei...Porque sou assim? E cheguei a seguinte conclusão... Quando comecei meu blog não tinha intenção alguma de ter, ou fazer, sucesso e muito menos de competir... nunca fui competitiva... Nesse quesito penso que na vida sempre haverá alguém que fará de forma diferente, melhor ou pior, e não me comparo a ninguém, porque o que eu faço é o que eu faço... Fiz tudo para mim mesma e penso que esse é o segredo para o sucesso que obtive... Fiz para mim e por mim, com algo que adoro fazer e sem pensar em cifras ou cifrões... Muitas de vocês que me seguem desde o começo conhecem  minha trajetória mas, se você não sabe nadinha sobre mim, e quiser entender um pouco melhor o post de hoje, pode ler essa minha entrevista aqui...lá conto como começei... 

Na minha vida, desde que me entendo por gente, sempre procurei ser uma pessoa melhor a cada dia, e com meu blog, com meus cookies e com minhas alunas também sou assim... Gosto de fazer bem feito, com amor e de um jeito que reflita quem eu sou... E penso em melhorar sempre... 

Desde que comecei procuro entregar e, acredito que entrego, cookies especiais a meus clientes... Cookies que participarão "daquele" momento de suas vidas... Cookies que ficarão registrados em imagens para a posteridade... Entrego a eles não um cookie, mas uma experiência única de vida -- aquele momento! E tem coisas na vida que não tem preço...

Por isso nunca tive intenção alguma em entrar em guerrinhas de preços, e fujo também das guerrinhas que se travam frequentemente por mais visibilidade e espaço,  no mundo real e no mundo virtual... Pois é, nunca me preocupei com essa coisa de ser "a melhor", "a mais cara" "a mediana" ou "a mais barata"...  Faço o que me propus a fazer e sempre procurei ter o meu preço, ou seja, precifico como é bom para mim...  Quem quiser e puder comprar comigo, terá certeza que receberá cookies únicos e deliciosos ou participará de uma aula super especial... e nisso também me identifiquei com o artigo... 

Em momento algum pensei em baratear meus cookies ou a qualidade da minha aula para me equiparar em termos de preços com a concorrência... Uhhhhh!!!  Quando se pensa assim, só há uma certeza... por mais baixo que se coloque o preço, sempre haverá alguém cobrando mais barato... e isso estava lá no artigo também... E a pergunta que se colocava para os leitores era "Porque já não cobrar o  preço que é bom para o seu  negócio?" 

O importante que acho nisso tudo, e que o artigo só veio a confirmar para mim,  é saber lidar com o fato de que sempre haverá alguém cobrando um preço mais barato. Para lidar com isso, desenvolvi uma estratégia, que funciona para mim... Faço assim... Ao contrário de me preocupar com o preço, me preocupo em oferecer algo cada vez melhor, único e personalizado,  à minha clientela de cookies decorados ou de aulas... Em trabalhando com o preço que considero correto para mim, posso dedicar  mais tempo criando e aperfeiçoando meus cookies e minhas aulas, postando diariamente (ou quase) aqui no blog, interagindo nas mídias sociais e, me inteirando das novidades e técnicas que vão surgindo nessa comunidade super hiper criativa do mundo dos cookies decorados.... Ah! Vejo com interesse que muitas de vocês também participam ativamente na comunidade internacional, que a bem verdade é a que mais frequento.

E tem coisa melhor que ver uma mãezinha escolhendo com carinho os cookies para a festinha de um ano, para o batizado, para a festinha de 3 anos? Tudo envolve muito amor e por isso a energia que flui é uma energia boa, legal, que deixa a gente feliz! Minhas parceiras sabem que terão seus cookies a tempo e com a qualidade que desejam... As alunas que aqui vem, saem com a certeza que tiveram um ótimo aprendizado... O abraço carinhoso e apertado que recebo delas, seus sorrisos, traduzem para mim o que palavras não dizem... Sei que saem daqui confiantes, acreditando em seu potencial para fazer lindos cookies decorados e trilhando o caminho de montarem seu pequenos negócios... 

Enfim, quem me acompanha sabe... Meu sucesso aconteceu naturalmente mas foi e é  fruto de meu trabalho persistente e de minha dedicação ao mundo dos cookies decorados... My cookie love... Um hobby que virou negócio e continua me deixando muito feliz... Faço com amor! Convites para entrevistas, revistas, eventos, parcerias vão surgindo e aceito tudo com muita humildade e gratidão.. 

Vivo o dia a dia, procurando sempre conquistar com as pequenas delícias que faço novos  clientes, novos seguidores, novas alunas e novas parceiras, a quem respeito muito e sem os quais não teria chegado onde cheguei.

Procuro também sempre dar um passo de cada vez...um passinho diria eu...  Só faço planos para meu pequeno negócio a curto prazo e médios prazo.. Hoje tenho planos somente até o final de 2015 mais exatamente... mas vou renovando-os mês a mês.... e espalhando cookie love por aí...

Obrigada pela visita e até amanhã!

XOXO!




6 comentários

  1. Adoro você e seu blog Margaret!!
    Faz pouco mais de um ano que descobri você e seus biscoitos maravilhosos!
    Comecei a estudar,experimentar decorar e me encantei com o mundo dos cookies decorados!! No fim do ano passado comecei a bolar alguns pro natal de casa,e algumas amigas quiseram encomendar meus biscoitos! fiquei tão feliz,cobrei o que achei que era justo, ninguém reclamou do preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam, Obrigada! Fico muito feliz em ver que você aderiu aos cookies! Acompanho seu trabalho e vejo que você está curtindo muito! Parabéns!

      Excluir
    2. Estou amando!! mas ainda falta fazer uma aula com você!!
      Fico super feliz com o carinho que você sempre teve comigo.
      bjs

      Excluir
    3. Venha! Vai ser um prazer te passar minhas dicas! Bjcs

      Excluir
  2. Oi Margaret, adorei esse post! Aliás adoro aprender contigo!
    Nesse quesito preço as vezes balançamos, mas daí lembramos de suas dicas e comentários e seguimos em frente com o mesmo pensamento! Quem quer compra! E quem comprar terá garantias de QUALIDADE de produto, serviço e criatividade. Quem não quiser o mercado está aí com várias opções! Assim, sobra um tempo para pesquisar, estudar e interagir com as novidades da área! Parabéns pelo seu trabalho, é muito gostoso ler o seu blog! Abraços, Elisandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisandra, obrigada! Que ótimo que tenha gostado! Nem tudo na vida é preço né? Bjcs

      Excluir

Cookieria By Margaret