Como eu aplico a imagem nos cookies...

Recebo muitas perguntas de como aplico as imagens comestíveis de papel arroz então hoje vou mostrar de novo para você esse tutorial que já te mostrei aqui... Vamos lá! 

Cubro o cookie com glacê real e deixo secar bem. Geralmente uso glacê na cor branca como base pois sobre o branco a imagem se sobressai mais. Para aplicar a imagem, primeiro dissolvo o glacê real com um pouco de água, para que fique com uma consistência mais rala, tipo cola branca.  Passo o glacê no verso da imagem e não no cookie... Se  o glacê ficar grosso, o pincel não desliza rapidamente sobre a imagem... e tem que fazer o processo bem rapidinho... 
Seguro a imagem na lateral, com o verso virado para mim e com o meu dedão no verso da imagem. Depois começo a passar o glacê com o pincel no verso da  imagem, com cuidado porque eu detesto ficar com a mão ou os dedos lambuzados!!  Depois que faço isso, já viro a imagem na posição correta para aplicar no cookie.  Observe aí embaixo como não há excesso de glacê real na imagem... 
A imagem dá uma amolecida mas não fica "largada" então dá para manusear depois que passo o glacê. Se passar muito glacê há perigo da imagem rasgar... então, eu vou com calma porque se for preciso dá para  repetir o processo é passar novamente o pincel com glacê real... já a imagem rasgada fica difícil aproveitar...  
Depois de colocar a imagem sobre o cookie é preciso alisa-lá e para alisar a imagem uso um guardanapo de papel branco. Uso o guardanapo porque assim fixo a imagem, alisando-a bem, e não sujo as mãos, ou seja,  minha mão não entra em contato direto com a imagem e com o glacê dissolvido... e o resultado é uma imagem bem lisinha e dedos limpos!!
O guardanapo absorve o excesso de umidade e parece (só parece!) que vai ficar grudado na imagem, mas é só remover rapidamente o guardanapo, como se estivesse tirando um adesivo. Nessa imagem aí embaixo dá para ver o excesso de umidade que saiu no guardanapo e também como a imagem ficou lisinha...
Essa tinta que sai no guardanapo não altera em nada o resultado final da imagem, minha mão não entra em contato com a imagem e o guardanapo impede que as cores da imagem borrem entre si.
 Veja como ficou o cookie...
Por último, para fazer o acabamento dos cookies preparei o glacê real na cor vermelha, com o corante Wilton Christmas Red, que é um vermelho de Natal,  bem profundo, exatamente no tom das imagens. 
 E veja os cookies com o acabamento....
Adorei o resultado final! E você gostou?  Dica: sempre que faço glacê real pingo várias gotas de corante alimentício branco ainda na tijela da batedeira. Li em algum lugar que isso impede que as cores vermelha e preto desbotem. Adotei isso como regra para todas as cores... e, não sei se é por isso ou não, mas o meu vermelho não desbota ...
Viu como é fácil aplicar imagens em cookies?  Esse é o meu jeito de fazer... Faço assim e para mim dá certo!! Depois você me conta se aproveitou alguma coisa do meu jeito de colocar as imagens... Parece complicado mas só parece viu? É bem fácil!
Ah! As pessoas me perguntam onde mais podem aplicar as imagens de papel arroz e quero te dizer que eu só aplico nos meus cookies mas as imagens podem ser aplicadas também em bolos, cupcakes, doces, tortas, chocolates, velas, sabonetes, temaki, sushi, porcelana fria, artesanatos, decoupage... Ufa... a lista é grande né? Se você for artesã e quiser conferir essa e outras imagens que disponibilizo para você vá até aqui na lojinha da Cookieria!

Obrigada pela visita e até amanhã!  XOXO!


20 comentários

  1. Olá Margaret! Adorei o seu trabalho!
    Fui dar uma olhada na sua lojinha e as imagens estão com as vendas suspensas.
    Não está mais trabalhando com imagens?
    Abraços!
    Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, não estou mais trabalhando com as imagens de papel arroz.

      Excluir
  2. I love your choices of images. Thanks for the details on how to.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Conheci o seu blog hoje e estou encantada, não consigo sair do computador, parabéns pela sua arte!!!

    ResponderExcluir
  4. Amando tudo!!Cada vez mais querendo fazer seu curso!!
    ah! como escreve e se expressa com a gente por aqui é gostoso de ler! passa o quanto voce realmente ama o que faz! Isso nos motiva ; )
    Parabens Querida!!

    ResponderExcluir
  5. Amando tudo!!Cada vez mais querendo fazer seu curso!!
    ah! como escreve e se expressa com a gente por aqui é gostoso de ler! passa o quanto voce realmente ama o que faz! Isso nos motiva ; )
    Parabens Querida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada! Te enviei o email e estou esperando seu retorno! nao vejo a hora de saber as próximas datas pra fazer! Anciosa!rss
      =]

      Excluir
    2. Erica, não localizei seu email! Poderia enviar novamente? Obrigada! Bjcs

      Excluir
  6. nossa o que será que houve? será que nao esta chegando..!
    mas envio sim novamente nao kero perder o próximo curso! =]
    caso nao chegue denovo meu email é eri.criscord@hotmail.com
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá amo seu trabalho. ..ainda farei um curso com vc! Gostaria de adquirir as imagens para esses biscoitos. ..onde posso comprar. ?e já vem no papel arroz. ?...aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, Que bom ver você por aqui! Não estou mais vendendo imagens... Talvez no Elo7? Não saberia informar. Beijocas

      Excluir
  8. Olá, estou estudando sobre a técnica de aplicação de papel de arroz em biscoitos, reparei que os papéis de arroz que comprei, são grossos e duros...e pela foto do seu post, percebe-se uma certa maleabilidade do papel. Existe "qualidade" de papel de arroz? espessuras diferentes? ou o papel passa por algum tratamento antes da aplicação?

    Parabéns pelo trabalho!

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. ola, estou a procura de curso de biscoitos de mel e técnica para aplicação de papel de arroz .
    so poderia fazer o curso de sexta e sábado ,obrigada aguardo seu retorno.abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Não trabalho com esses biscoitos de mel que você busca. Eles tem origem européias e meus biscoitos são tipicamente biscoitos americanos.
      Abraços

      Excluir
  10. Você da aula usando papel arroz? Conhecendo agora este papel, adoro tudo que vc faz. Parabéns?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Não uso mais o papel arroz devido ao alto custo de manutenção da impressora para esse tipo de papel. Assim que não faço mais uso deles em aula.

      Excluir

Cookieria By Margaret